domingo, 18 de agosto de 2013






Absurdo, absurdo, absurdo! Um absurdo total minha gente. O desvario e a cobiça ganha contornos cada vez mais genocidas nas hostes liberais.

Agora só faltava essa: a iniciativa privada parte para o envenenamento da população usando ratos.

Vejam só a que ponto chegamos. Em seu clássico A grande transformação, o brihante economista Karl Polanyi demonstra como a implementação dos pilares do pensamento liberal, como a ideologia do livre-mercado e da mercantilização de todos os aspectos da vida, só levou todo o planeta a duas grandes e apocalípticas guerras mundiais. Só isso. Ou quase...

Pois o autor polonês adverte que enquanto houver agentes e grupos que defendam os princípios liberais, as substâncias vitais da sociedade estarão em permanente ameaça. Sim, pois é disso que a economia totalmente desregulamentada se alimenta: da total destruição dos aspectos sociais e humanos de nosso planeta. Ela só objetiva o lucro. A mais-valia. E ponto.

Mesmo que para isso seja preciso esmagar as forças vitais da sociedade, em especial a força de trabalho de homens e mulheres (e de muitas crianças, algo também aprovado pelos liberais...) e o meio-ambiente. Mas tudo isso com o objetivo de incrementar um modo de produção e circulação de mercadorias que favoreça uma exígua minoria, uma casta de ricaços esbanjadores, de parasitas inergúmenos, de uma corja de vampiros do trabalho vivo.

Daí o ódio visceral ao povo; às suas organizações sociais, políticas e sindicais; a própria democracia. Por isso, a recorrente mania desses sociopatas em tentar reduzir tudo isso a um caso de polícia. Se dependesse da vontade tirânica desses liberais, os trabalhadores e trabalhadoras desse mundo, nem em casa morariam. Sairiam direto do trabalho para a cadeia. Se os liberais pudessem, toda a vida externa ao mundo do trabalho seria vivenciada pelo proletariado numa cadeia, sob constante vigilância. Penitenciária-trabalho, trabalho-penitenciária. Esse seria o trajeto permitido aos operários.  E só esse. É o modelo dos campos de contração que esses liberais almejam. Uma barbaridade (não à toa, o nazismo foi enormemente apoiado por liberais ricaços da Alemanha). A criminalização dos movimentos sociais é um aspecto desse grande estratagema. O altíssimo crescimento da população carceraria, conforme já vem revelando em inúmeras pesquisas o francês Loic Wacquant, é outra faceta desse processo canhestro. Ou seja, não se trata de nenhuma teoria da conspiração. São fatos insofismáveis. Estamos diante de uma espécie de Protocolo de Sião de matiz neoliberal. Ou seria Protocolo de Von Mises?

Agora, partir para a contaminação da população é algo que realmente impressiona. Aonde vamos parar?  Vejam até onde vai o ódio, a cólera e o desprezo da iniciativa privada pela vida humana. É chocante! De fazer inveja às piores ditaduras. 

Mas nada surpreende em se tratando de grupos e agentes ligados a tal corrente de pensamento. E impressiona menos ainda quando o assunto se refere aos liberais brasileiros. Se não vejamos: apoiaram ardorosamente a escravidão, até a última gota de sangue derramado pelo escravo; perseguiram de maneira atroz e criminosa o nascente movimento operário, até quando não pode mais, criminalizando-o, jogando a polícia e jagunços contra suas lideranças; apoiaram todas as ditaduras que favoreceram as oligarquias e o capital externo (vide o famigerado golpe de 64); incentivaram até a tortura (lembrem-se do caso Boilesen, que adorava ver sessões de tortura, e várias empresas que deram dinheiro para aparelhos de tortura); querem mais? Ah, meu estômago clama por trégua.

Mas pior do que a lista de atrocidades dessa quadrilha do pensamento econômico, é o grau de hipocrisia, de escrachada bazófia com a inteligência alheia. Eles falam de liberalismo como se fosse o elixir da juventude, a panacéia das galáxias, a última bala que matou o Kennedy. Falam do liberalismo como a receita para um mundo com mais felicidade, progresso e prosperidade. Sim, eles estão certos. O liberalismo promoveria tudo isso, mas às expensas da destruição e exterminio da sociedade e de todo meio-vivente. Pois eles só imaginam um mundo feito de lucro, dinheiro, matéria e juros. Um nojo....

O último capítulo dessa aterradora história foi a determinação da Vigilância Sanitária de São Paulo que determinou a suspensão de comercialização de uma marca de mostardas e ketchups após a agência ter identificado após testes "pelos de roedor”.

É isso mesmo? Agora partiram para o uso de ratos? O que é isso? Meu Deus, onde eles pensam em chegar?

O insuspeito O Globo, na edição do último sábado, informa ainda que na “avaliação feita no início do ano pela Proteste, foram encontrados três pelos de roedor em 100g de amostra do lote 2C30. [...] No realizado pela vigilância sanitária, foram achados dois pelos em 200g”.

Vejam a que ponto chega o descaso dessas empresas. Ela já tinha sido alertada e notificada anteriormente. Mas aí foi acionada a incrível equação liberal: o que é mais importante: o bem-estar e saúde das pessoas ou as exigências de lucro? Preciso dizer qual é a resposta...?

O Ministério da Justiça, por seu turno, explicitou uma perspectiva inteiramente diferente das mortíferas empresas e sua implacável e desumana lógica liberal:
Nossa maior preocupação é com a saúde e a segurança do consumidor. Em maio, abrimos uma investigação sobre a Predilecta [...]. Se houver risco à saúde, haverá um recall.”

Agora imaginem você se esses liberais tomassem conta de todo o Estado e desregulamentassem toda a economia?  Mais do que um desastre, mais que uma hecatombe social, teríamos a economia entregue aos ratos. Literalmente...





Leonardo Soares é professor e ex-fã de mostarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário